Metodologia

A proposta metodológica adotada neste curso considera as seguintes diretrizes:metodologia

I.    Nortear a concepção, criação e produção dos conhecimentos a serem trabalhados no curso, de forma a que contemplem e integrem os tipos de saberes, hoje reconhecidos, como essenciais às sociedades do Século XXI: os fundamentos teóricos e princípios básicos dos campos de conhecimento; as técnicas, práticas e fazeres deles decorrentes; o desenvolvimento das aptidões sociais ligadas ao convívio ético e responsável;

II.    Promover permanente instrumentalização dos recursos humanos envolvidos no domínio dos códigos de informação e comunicação, bem como suas respectivas tecnologias, além de estimular o desenvolvimento do pensamento autônomo, curiosidade  e criatividade;

III.    Selecionar temas e conteúdos que reflitam, prioritariamente, os contextos das realidades vividas pelos públicos-alvos, nos diferentes espaços de trabalho e também nas esferas local e regional;

IV.    Adotar um enfoque pluralista no tratamento dos temas e conteúdos, recusando posicionamentos unilaterais, normativos ou doutrinários;

V.    Nortear as atividades avaliativas da aprendizagem, segundo uma concepção que resgate e revalorize a avaliação enquanto informação e tomada de consciência de problemas e dificuldades, com o fim de resolvê-los, para estimular e orientar a auto-avaliação.

Em síntese, as diretrizes do curso devem oportunizar uma formação que privilegie as dimensões profissional, social, política e cidadã, buscando-se:

  • formação técnico-científica condizente com as exigências que a gestão pública contemporânea impõe;
  • formação ético-humanística e político-social que a formação do cidadão e do gestor público requer.